Gestão de Carreira – Artística

Bom pessoal, na Gestão de Pessoas um item importante a ser considerado é a Gestão de Carreira.

Hoje falaremos de um tipo de Gestão de Carreira cujo o tema é novo até para mim, então, resolvi fazer várias pesquisas e trazer para vocês os principais pontos da Gestão de Carreira ARTÍSTICA.

Acredito que esta seja uma das carreiras mais difíceis de se gerir, em um mundo tão competitivo.  A cada dia têm-se um talento novo despontando, seja no ramo musical, teatral, dentre outros.

E como exemplificar isso?

Através da banda Electra Lee que esse mês comemora 10 anos de carreira e muita batalha.  A banda é de Belo Horizonte, e seu foco musical permeia os seguintes ritmos: Nova MPB, Rock, Black Music e uma pitada de Música Latina.

Membros

  • Jéssica Senhorini (Voz e Violão)

  • Letícia Damaris (Guitarra e Backings)

  • Nehemias Pinheiro (Baixo e Backings)

  • Laiza Lamara (Percussão)

  • Luiz Rocha (Bateria)

A banda em 2015 participou de diversos Festivais e foi a finalista do Prêmio de Música das Minas Gerais, realizado na cidade de Sete Lagoas dia 24 de outubro de 2015, na ocasião a banda teve a participação especial do percussionista Danilo Camdombe.

Eles participaram de mais dois festivais autorais e conseguiram um resultado excelente:

1º Festival de Bandas autorais do Berimbau Circo Bar

2º Festival de Música dos Correios

Mesmo com tantos desafios, essas conquistas fizeram com que investissem na produção de um single comemorativo de 10 anos da banda, intitulado – “Electra Lee – 10 anos”.

Dia 18/12 foi o lançamento do novo single, no Nafta Pub, e o público pôde conferir a retrospectiva desses 10 anos de carreira.

Para curtir o som da banda Electra Lee acessa aí:  http://www.electralee.com.br.

12310685_834874399944632_2506891171905705831_n

Confiram a conversa que tive com Joice Senhorini, produtora da banda:

(Eu) Joice quais foram os principais obstáculos que a banda encontrou ao longo do caminho?

(Joice)”Acredito que encontrar locais que valorizem a música autoral tenha sido o principal.

(Eu) De que maneira você como produtora auxilia a banda?

(Joice) Tudo que faço aprendi na prática, não sou profissional de produção. Então, ajudo a banda na marcação de shows e divulgação, nos detalhes de cada produção assim como o transporte. Na verdade mesmo sou o Bombril da banda… Motorista, segurança, fotógrafa, designer…rsrsrs

Retomando ao tema, de acordo uma pesquisa realizada pelo MAMTRA (Programa de Desenvolvimento de Carreira para músicos e Artistas), há quatro principais meios de se conseguir um UP na carreira artística:

mamtra

*Projetos Independentes,

*Participação em Festivais;

*Coaching

*Atuação em ONG’S

Ainda de acordo com o MAMTRA, o trabalho de um bom Gestor de Carreiras, ou um Coaching, consiste em auxiliar o artista nos seguintes pontos:

  1. MAIOR FOCO: Identificar o que você realmente quer do seu projeto artístico;

  2. MAIOR PODER DE AÇÃO: Aprender como você pode realizar mais no seu dia a dia, nos seus projetos, na sua carreira, apesar da falta de incentivo financeiro, patrocínio, que você se depara todos os dias na sua caminhada como artista. Entender como você pode fazer mais, de modo que sinta que você realiza o que se propõe a fazer, independente da falta de incentivo e apesar das dificuldades do meio que se encontro;

  3. OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS: REALIZAR MAIS no seu dia a dia, dividir melhor seu tempo, planejar melhor seus projetos, ações e finanças para que possa não mais sobreviver, mas sim VIVER da música/arte. Saber o que fazer após gravar um CD, conceber um espetáculos, como lançar seu projeto artístico de modo que ele gere retorno de todo seu investimento feito;

  4. MAIOR ORGANIZAÇÃO & PLANEJAMENTO: Tornar-se uma pessoa mais organizada no seu dia a dia, dividir melhor seu tempo, planejar melhor seus projetos, ações e finanças;

  5. IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO: Visualizar quais as possibilidades que você tem à sua volta para atuação profissional enquanto músico/artista e quais delas deixarão você REALMENTE FELIZ;

  6. DIRECIONAMENTO DE CARREIRA: Entender o que você efetivamente espera da sua carreira e onde quer chegar através dela;

  7. AUTO-CONHECIMENTO: Conhecer e trabalhar seus pontos fortes, talentos, habilidades e competências e como pode melhor utilizá-los. Identificar e desenvolver seus pontos de melhoria.

 Sabe-se que o caminho a ser trilhado é longo, porém deve-se ter persistência e buscar boas orientações. Planejamento e desenvolvimento de estratégias ainda consistem no melhor meio para se alcançar um objetivo. Assim como esses dois pontos são importantes, o marketing tem uma importância ímpar nesse tipo de gestão:

  • Logo

  • Fotos.

  • Vídeo clip.

  • Mídias sociais e site – padronização e utilização de ferramentas “virais”.

  • E-mail marketing

  • Anúncio para mídia impressa

  • Anúncio para mídia on line.

  • Cartazes, cartão postal e outros impressos.

  • Brindes.

Como foi colocado, a empresa Mktime, diz que no caso da carreira artística, fazem parte da além da gestão, o planejamento, a comercialização e produção de shows e exibições de arte, objetivando satisfazer plenamente os contratantes, artistas e público, conciliando o entretenimento e a difusão de cultura.

Quer ser um artista?

Não desista! Busque uma empresa ou um gestor de carreira artística e tudo vai dar certo!!!

Um abraço,

Flávia Mariama G. França

 

Um comentário sobre “Gestão de Carreira – Artística

Deixe um comentário